Salvador está situada na Região Metropolitana de Salvador, sendo limitada pelos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Saubara, São Francisco do Conde e Ilha de Itaparica (Itaparica e Vera Cruz). A distância até a capital do Brasil é de 1.531 km. Fundada em 29 de março de 1549, a cidade tem uma área total de 693,442 km², com uma área urbana de 196,26 km². A população total, de acordo com o Censo de 2022, é de 2.418.005 habitantes, colocando Salvador como o 1º município mais populoso da Bahia, o 5º no Brasil e o 2º no Nordeste, com uma densidade populacional de 3.487 hab./km².
Quanto aos indicadores socioeconômicos, Salvador apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,759, classificado como alto, ocupando a 1ª posição na Bahia, porém, a 383ª posição no Brasil. O coeficiente de Gini, que mede a desigualdade, é de 0,63. O Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 foi de R$ 62.954.487,49 mil, colocando Salvador como o 1º município em PIB na Bahia e o 2º no Nordeste. O PIB per capita é de R$ 21.706,06.
Salvador desempenhou um papel crucial na história brasileira, sendo uma das maiores e mais importantes cidades durante o domínio português. Como porto e centro de comércio significativo, desempenhou um papel fundamental no Império Português, mantendo laços comerciais estreitos com Portugal e a África. Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil até 1763, quando foi substituída pelo Rio de Janeiro devido ao ciclo do ouro.
A cidade é um renomado destino turístico, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro em popularidade. O Conselho Baiano de Turismo elegeu os “sete pontos mágicos de Salvador”, incluindo o Parque do Abaeté, o Farol da Barra, o Complexo do Contorno, a Península de Itapagipe, o Centro Histórico, o Dique do Tororó e a Baía de Todos os Santos. Os pontos de interesse incluem o Pelourinho, igrejas históricas e praias, destacando-se pela beleza arquitetônica e riqueza cultural, incluindo música, culinária e religião.
O litoral de Salvador é um dos mais extensos entre as cidades brasileiras. Com praias que se estendem da Cidade Alta à Cidade Baixa, banhadas pela Baía de Todos-os-Santos e o Oceano Atlântico, Salvador oferece uma variedade de opções, desde Inema até a Praia do Flamengo. A exceção é a Praia do Porto da Barra, única praia da Cidade Alta banhada pela Baía de Todos os Santos. Essa diversidade faz do litoral uma atração única para os moradores e turistas.
A Avalia-Salvador – Avaliação de Imóveis Salvador está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais em Salvador, Camaçari, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Simões Filho e em toda a Região Metropolitana com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada na Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis Salvador?
Entre em contato conosco:
Telefone: (71) 3511-6530
E-mail: comercial@ajborges.com.br